Histórico Do Curso

logozootecniaA criação do Curso de Zootecnia da UFMS ocorreu a partir de uma iniciativa dos professores do atual Departamento de Zootecnia que, diante de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de produção animal, perceberam a carência de profissionais com capacitação adequada para dar sustentação a pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul. O Curso foi criado e implantado por meio da Resolução nº 10-COUN, de 03 de maio de 2001.

O Curso de Zootecnia da UFMS já está consolidado, sendo que seu reconhecimento ocorreu no ano de 2005 pela Portaria ME nº 4.452 de 22 de dezembro de 2005. O primeiro vestibular de inverno, com 40 vagas e demanda de 18 candidatos por vaga ocorreu em Julho de 2001.

Lotado inicialmente no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o Curso de graduação em Zootecnia passou a integrar a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, quando esta foi implantada em setembro de 2005.

As aulas são ministradas em período integral, em dois turnos, pela manhã e a tarde. As atividades são desenvolvidas principalmente no Campus Universitário de Campo Grande, sendo as disciplinas básicas ministradas, na sua maioria, nas dependências do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e algumas disciplinas no Instituto de Química e demais unidades setoriais. As disciplinas profissionalizantes são ministradas principalmente nas dependências da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Partes das disciplinas práticas também são ministradas fora do Campus Universitário, em propriedades rurais, frigoríficos, laticínios, entre outras.