Estágio não obrigatório

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Estágio Não obrigatório – Consiste numa modalidade de caráter opcional, com a finalidade de proporcionar ao Discente a inicialização da vivência Profissional.

Para realizar o estágio o Acadêmico deve:

  • Definir um Orientador para orientação do Estágio;
  • Definir o Local (Concedente) que irá realizar o Estágio e contatá-lo para se informar: qual período de solicitação de vaga de estágio, quais documentos enviar, se exigem celebração de Acordo de Cooperação (se exigir, solicitar o contato do setor de convênios – e-mail, telefone e encaminhar a COE para iniciarmos o processo de celebração do Acordo). Se o local solicitar – carta de solicitação de estágio, o acadêmico precisa encaminhar a COE via e-mail: coe.famez@ufms.br os seguintes dados: nome completo, curso, RGA, nome e endereço do local pretendido para estagiar, período de realização de estágio, área pretendida, nome do Supervisor (caso já tenha alguém indicado no local), a COE faz a carta de solicitação (ofício) encaminha ao acadêmico e este encaminha ao local do estágio juntamente com os demais dados e documentos que forem exigidos.
  • Observar Passo a Passo abaixo.

Conforme preconiza o Artigo n. 38 da Resolução Nº 107, Coeg, de 16 de junho de 2010, a Concedente deverá proporcionar bolsa ou outra forma de contraprestação financeira, auxílio-transporte e contratar seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário.

Observação: O próprio aluno poderá contratar seguro de vida em seu nome e informar o número da apólice por ocasião do preenchimento do TCE.

Orientações passo-a-passo para realização de Estágio Não Obrigatório

1. Definir um Orientador (deve ser um professor da UFMS e da área de realização do estágio).

2. Definir o Local do Estágio e contatá-lo para as informações sobre:

  • Qual o período para solicitação de vaga de estágio?
  • Qual o período disponível para realização do estágio?
  • Quais documentos devem ser enviados?
  • Na necessidade de celebração de Acordo de Cooperação, solicitar o contato do setor de convênios (e-mail e telefone) e encaminhar à COE para iniciarmos o processo de celebração do acordo.
  • Na necessidade de carta de solicitação de estágio, o acadêmico deverá encaminhar uma solicitação a COE via e-mail (coevet.famez@ufms.br) com os seguintes dados:
    • Nome completo;
    • RGA;
    • Nome e endereço do local pretendido para estagiar;
    • Período de realização de estágio;
    • Área pretendida;
    • Nome do supervisor – (caso já tenha alguém indicado no local de estágio);
    • Nome do Orientador – (Professor da UFMS).
  • A COE preparará a carta de solicitação (ofício) e encaminhará ao acadêmico.

Observação: Informar no email que se trata de estágio não obrigatório.

É DE RESPONSABILIDADE DO ACADÊMICO O ENCAMINHAMENTO DA CARTA AO LOCAL DO ESTÁGIO JUNTAMENTE COM OS DEMAIS DADOS E DOCUMENTOS QUE FOREM EXIGIDOS.

 3. Após o aceite da solicitação de estágio o acadêmico deverá preencher e oficializar o Termo de compromisso de Estágio (TCE). Passo a passo para preenchimento e regularização do TCE nos links abaixo:

Para preenchimento: https://estagio.ufms.br/manual/

Para regularização: Passo-a-Passo-TCE (Regularização)

Caso a concedente do estágio exija a utilização do seu próprio TCE, o aluno deverá acessar o sistema normalmente conforme descrito acima, informar no campo específico que “será utilizado o TCE da concedente”, anexar o TCE da concedente e enviar.

4. Após preenchimento do TCE, via sistema de estágio da UFMS, o aluno deverá aguardar contato por e-mail. Caso seja necessário fazer correções no TCE, o aluno será informado pela coe, via e-mail cadastrado no TCE. Nesse caso, o aluno deverá refazer o preenchimento e enviar novamente um novo TCE.

Caso o TCE enviado esteja correto, o aluno será contatado por e-mail para realizar a assinatura digital do documento, assim como, o representante legal da concedente, e diretor da Faculdade.

5. Quando o TCE estiver devidamente assinado por todos, o estágio pode ser iniciado.