Estágio não obrigatório
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO
Estágio Não obrigatório – Consiste numa modalidade de caráter opcional, com a finalidade de proporcionar ao Discente a inicialização da vivência Profissional.
Para realizar o estágio o Acadêmico deve:
- Definir um Orientador para orientação do Estágio;
- Definir o Local (Concedente) que irá realizar o Estágio e contatá-lo para se informar: qual período de solicitação de vaga de estágio, quais documentos enviar, se exigem celebração de Acordo de Cooperação (se exigir, solicitar o contato do setor de convênios – e-mail, telefone e encaminhar a COE para iniciarmos o processo de celebração do Acordo). Se o local solicitar – carta de solicitação de estágio, o acadêmico precisa encaminhar a COE via e-mail: coevet.famez@ufms.br ou coezoo.famez@ufms.br (conforme seu curso de graduação) os seguintes dados: nome completo, curso, RGA, nome e endereço do local pretendido para estagiar, período de realização de estágio, área pretendida, nome do Supervisor (caso já tenha alguém indicado no local), a COE faz a carta de solicitação (ofício) encaminha ao acadêmico e este encaminha ao local do estágio juntamente com os demais dados e documentos que forem exigidos.
- Observar Passo a Passo abaixo.
Conforme preconiza o Artigo n. 38 da Resolução Nº 107, Coeg, de 16 de junho de 2010, a Concedente deverá proporcionar bolsa ou outra forma de contraprestação financeira, auxílio-transporte e contratar seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário.
Observação: O próprio aluno poderá contratar seguro de vida em seu nome e informar o número da apólice por ocasião do preenchimento do TCE.
Orientações passo-a-passo para realização de Estágio Não Obrigatório
1. Definir um Orientador (deve ser um professor da UFMS e da área de realização do estágio).
2. Definir o Local do Estágio e contatá-lo para as informações sobre:
- Qual o período para solicitação de vaga de estágio?
- Qual o período disponível para realização do estágio?
- Quais documentos devem ser enviados?
- Na necessidade de celebração de Acordo de Cooperação, solicitar o contato do setor de convênios (e-mail e telefone) e encaminhar à COE para iniciarmos o processo de celebração do acordo.
- Na necessidade de carta de solicitação de estágio, o acadêmico deverá encaminhar uma solicitação a COE via e-mail (coevet.famez@ufms.br) com os seguintes dados:
- Nome completo;
- RGA;
- Nome e endereço do local pretendido para estagiar;
- Período de realização de estágio;
- Área pretendida;
- Nome do supervisor – (caso já tenha alguém indicado no local de estágio);
- Nome do Orientador – (Professor da UFMS).
- A COE preparará a carta de solicitação (ofício) e encaminhará ao acadêmico.
Observação: Informar no email que se trata de estágio não obrigatório.
É DE RESPONSABILIDADE DO ACADÊMICO O ENCAMINHAMENTO DA CARTA AO LOCAL DO ESTÁGIO JUNTAMENTE COM OS DEMAIS DADOS E DOCUMENTOS QUE FOREM EXIGIDOS.
3. Após o aceite da solicitação de estágio o acadêmico deverá preencher e oficializar o Termo de compromisso de Estágio (TCE). Passo a passo para preenchimento e regularização do TCE nos links abaixo:
Para preenchimento: https://estagio.ufms.br/manual/
Para regularização: Passo-a-Passo-TCE (Regularização)
Caso a concedente do estágio exija a utilização do seu próprio TCE, o aluno deverá acessar o sistema normalmente conforme descrito acima, informar no campo específico que “será utilizado o TCE da concedente”, anexar o TCE da concedente e enviar.
4. Após preenchimento do TCE, via sistema de estágio da UFMS, o aluno deverá aguardar contato por e-mail. Caso seja necessário fazer correções no TCE, o aluno será informado pela coe, via e-mail cadastrado no TCE. Nesse caso, o aluno deverá refazer o preenchimento e enviar novamente um novo TCE.
Caso o TCE enviado esteja correto, o aluno será contatado por e-mail para realizar a assinatura digital do documento, assim como, o representante legal da concedente, e diretor da Faculdade.
5. Quando o TCE estiver devidamente assinado por todos, o estágio pode ser iniciado.