Histórico
O antigo sul de Mato Grosso região que, desde 1977, constitui o Estado de Mato Grosso do Sul é um território que desde muito cedo, já no século XVI, fez parte do processo de conquista da América do Sul pelos europeus.
A economia da própria região, contudo, começaria a ganhar certa importância a partir da primeira metade do século XIX, quando começa a desenvolver-se a economia agropastoril, centrada na pecuária bovina.
O crescimento populacional e o aumento das demandas da sociedade levaram, entre fins da década de 1960 e inicio da década de 1970, ao estabelecimento da primeira Universidade nessa região: a Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), sediada em Campo Grande, que se transformaria, após a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, na atual Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), teve sua origem em 1962, com a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande, na cidade de Campo Grande, que seria o embrião do ensino superior público no sul do então Estado de Mato Grosso.
A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi criada em 30 de agosto de 2004.
Congregada com os cursos de graduação em Medicina Veterinária e em Zootecnia e o curso de pós-graduação em Ciência Animal e Ciência Veterinária. Tem uma estrutura composta por salas de aula, anfiteatro, laboratórios que apoiam as atividades dos cursos.
Possui um Hospital Veterinário com internação e procedimentos clínico e cirúrgico, para atendimento de pequenos e grandes animais, como apoio as atividades de ensino pesquisa e extensão,
A Fazenda Escola, situada no município de Terenos, possui centro de treinamento e setores de produção como: apicultura, bovinocultura de corte, equinocultura , ovinocultura e suinocultura. Implantação de piscicultura, avicultura, bovinocultura de leite forragicultura.
Galeria