Secretaria Acadêmica (SECAC)

SECAC/FAMEZ

Caracterização da Unidade: É a Unidade responsável pela orientação acompanhamento e execução das atividades de controle escolar nas Unidades da Administração Setorial, bem como de apoio à administração acadêmica.

Responsável pela unidade: Assistente Acadêmico Valdecir Marques Braga

Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Contatos: secac.famez@ufms.br; (67) 3345-3544.

COMPETÊNCIAS

  • controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar;
  • promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital;
  • providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria;
  • executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos;
  • orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas;
  • viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico;
  • divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas;
  • orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;
  • colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;
  • proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo;
  • orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;
  • encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções;
  • executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente;
  • executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares;
  • orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular;
  • acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;
  • preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;
  • instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los a Coordenadoria de Administração Acadêmica;
  • encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial;
  • emitir atestados, declarações, certificados e histórico solicitados pelos discentes;
  • desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Documento referência: RESOLUÇÃO Nº 94, DE 28 DE MAIO DE 2019.