Mestranda da FAMEZ pesquisa gene responsável pela diluição de cor da pelagem em cães

Postado por: Thiago Almeida

Silvana Caramalac, 26 anos, natural de São Paulo, graduada em medicina veterinária, desenvolve sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação de Ciências Veterinárias da UFMS, alocado na FAMEZ. A pesquisa que ela desenvolve tem como objetivo determinar a frequência de uma mutação em um gene que é responsável pela diluição da cor da pelagem em cães. A pesquisa é realizada sob orientação da Professora Mariana Isa Poci Palumbo e coorientação do Professor Carlos Alberto do Nascimento Ramos, ambos professores do quadro da FAMEZ.

A pelagem diluída, estudada por Silvana, consiste em um fenótipo em que alguns animais que apresentam os pelos mais claros (diluídos). E esta característica se desenvolve devido a mutação no gene MLPH (melanofilina).

Desse modo, cães que deveriam ter pelagem originalmente preta adquirem o fenótipo acinzentado, enquanto que aqueles originalmente marrons ou chocolate apresentam o fenótipo creme. A mestranda alerta que a pelagem diluída em si não traz nenhuma complicação clínica ao animal, entretanto o maior problema é que os cães com a pelagem diluída são predispostos a desenvolver uma dermatopatia conhecida como Alopecia por Diluição de Cor (ADC).

Cão com histórico que alopecia dos pelos diluídos de evolução tardia e generalizada, com mutação em homozigose do gene MLPH.

Esta desordem é caracterizada pela queda progressiva e irreversível dos pelos com coloração diluída, o que torna o animal mais exposto aos fatores ambientais, como aos raios ultravioleta, tornando-os mais propensos ao desenvolvimento de câncer de pele, por exemplo.

Por ser uma desordem genética recessiva, a discente pretende realizar testes moleculares para identificar os animais portadores da mutação (heterozigotos e homozigotos recessivos), de modo que seja possível realizar um planejamento racional dos acasalamentos dos animais que forem destinados a reprodução e assim evitar o nascimento de cães com pelagem diluída, e consequentemente ADC.

Silvana justifica seu trabalho afirmando que “A frequência desta mutação será determinada a partir da padronização de uma técnica de diagnóstico molecular mais simples e acessível do que a atualmente utilizada”. Partindo de tal pressuposto é esperado que por meio desta pesquisa seja possível verificar a frequência desta mutação na população de cães de Campo Grande, MS, além de possibilitar que a população local realize a genotipagem dos seus cães, determinando se eles são portadores da mutação em questão.

Material resultante da extração de DNA. Observar na seta a presença de estrutura esbranquiçada, que corresponde aos ácidos nucleicos (DNA e RNA).

A discente detalha que para a realização desta pesquisa já foi realizada coleta de sangue de 120 cães, as amostras foram processadas no Laboratório de Biologia Molecular da FAMEZ/UFMS e os resultados estão sendo analisados por testes estatísticos apropriados, para que sejam interpretados e posteriormente publicados.

Quando questionada quanto ao seu envolvimento com a pesquisa em sua jornada acadêmica, Silvana disse que ao longo da graduação, o período em que o aluno tem mais contato com a pesquisa científica é durante a realização da iniciação científica, entretanto, devido ao seu curto período de duração associado as matérias de graduação que devem ser realizadas simultaneamente, fazem com que esta experiência não seja tão aprofundada.

Para a acadêmica, a partir da pós-graduação stricto senso é possível se aperfeiçoar na pesquisa científica. Nas próprias palavras da mestranda: “Por meio do mestrado pude compreender detalhadamente o tema da pesquisa que estou desenvolvendo, adquiri uma postura crítica dos artigos científicos que leio e de tudo aquilo que me é apresentado, além de ter aperfeiçoado a redação técnica que os artigos devem ser redigidos para publicação. A pós-graduação também permite que o mestrando/doutorando auxilie ou ministre algumas aulas para os alunos da graduação, tornando-o mais capacitado caso deseje se tornar professor.”

Silvana ainda  deixa um recado para os acadêmicos que se interessam pela pós-graduação stricto senso: “O mestrado e doutorado são fundamentais para aqueles que desejam seguir a vida acadêmica, seja como professor ou pesquisador. Além disso, aqueles que pretendem se especializar em uma área, a pós-graduação é um excelente meio de aprofundar os estudos.”